‘Intervalo’ – crítica de Nuno Galopim, sound+vision

October 17, 2012 Newsroom 0 Comments

A orquestra, durante o ‘Intervalo’…

O filme surge por ocasião dos 50 anos da Orquestra Gulbenkian. Chama-se Intervalo, mas é tudo menos o era-uma-vez desses anos que passaram. Pelo contrário, e seguindo uma linguagem que o realizador já experimentara num outro olhar filmado sobre a orquestra, Tiago Figueiredo concebe em Intervalo um retrato humano, conciso mas vibrante, daqueles que dão vida à orquestra. O filme é feito sem palavras que não as que acontecem quando alguém é captado por uma câmara que tenta ser tão invisível quanto possível. Sem entrevistas, sem narração, mas com toda a informação sugerida para que possamos saber quem faz o quê dentro e fora do palco, a câmara escolhendo figuras que assim toma como personagens que acompanhamos sem que um arco narrativo seja necessário. Afinal, é o coletivo que, somado, nos conta a história. O olhar é profundamente cinematográfico, a invisibilidade conquistada nos momentos da rodagem contrastando com um saber nas escolhas dos momentos a manter na montagem final. E na verdade é aí que o filme ganha forma. Mostrando-nos Tiago Figueiredo uma orquestra com gente dentro. Que toca Bach, Ravel ou Ligeti. Que tanto lida com o seu maestro titular (todavia pouco presente nas imagens) como com convidados como Pedro Burmester, Ton Koopman ou a inigualável Barbara Hannigan. Que mora um espaço incrível pelo qual o filme não deixa de revelar um certo encanto. Que é feita de gente que pratica judo, que vê jogos de futebol, que fala sobre telemóveis, que faz o jantar… Triste sorte a deste Intervalo se a sua vida de esgotar nas sessões, com entrada livre, que a Gulbenkian apresenta no seu Grande Auditório, hoje (pelas 19.00) e sexta (pelas 17.00). Justificava em pleno visitas a festivais. E uma edição em DVD (e porque não Blu-Ray) garantiria outra perenidade a tão rico retrato.

Publicada por Nuno Galopim em Quarta-feira, Outubro 17, 2012

Ler mais em sound + vision.

Intermission – Review by Nuno Galopim

The orchestra, during “intermission”…

The film comes up on the occasion of the Gulbenkian Orchestra’s 50th anniversary. It’s called Intermission, but it couldn’t be less of a mere once-upon-a-time of the Orchestra’s past five decades. On the contrary, and making use of a language that the director had already experimented with in a previous documentary on the orchestra, Tiago Figueiredo makes of Intermission a human portrait, brief but vibrant, of those who give life to the orchestra. There are no words but the ones spoken by those who are captured by a camera that strives to be as invisible as possible. No interviews, no narration, but suggesting all the information the viewer needs to know about who does what in and outside the stage, the camera selecting its subjects and making them characters one can follow, with no need for a narrative arc. The group is the story-teller, after all. The approach is profoundly cinematographic, the invisibility attained during the shooting contrasting with the knowledge present in the editing decisions of the final cut. It is here, in fact, that the film acquires its shape. Tiago Figueiredo shows us an orchestra with people inside it. People who play Bach, Ravel and Ligeti. Who interact both with the resident conductor (scarcely present in the documentary) and with guests such as Pedro Burmester, Ton Koopman or the inimitable Barbara Hannigan. Who inhabit a special place which accounts for a great deal of the film’s charm. People who practice judo, watch football games, discuss mobile phones and make dinner at home…Dire luck, that of Intermission, if its life is exhausted in the free screenings at the Gulbenkian’s Large Auditorium, today at 7 p.m. and Friday at 5 p.m. Its presence in festivals would be more than justified. And a DVD (and, why not, Blu-Ray) edition would ensure the perpetuity of such a resonant portrayal.