Benares Book
O meu amigo Fernando Mendes, guru dos espaços de cowork e manda-chuva do Coworklisboa, é também professor no IADE – Creative University. Mostrei-lhe há uns meses as fotografias que fiz em Varanasi e gostou tanto que decidiu lançar um desafio aos alunos de duas turmas de mestrado: organizar um conjunto de cerca de 400 das minhas imagens, reduzi-lo a entre a 50 e 70, ordená-lo de forma lógica (cada um encontrará a sua) e apresentar um projecto de photobook.
Pediu-me que fosse a duas aulas, no início do ano, falar da minha viagem. “Tranquilo”, disse-me o Fernando ao telefone, “não é mais de 15 minutos.” Foram duas horas e meia em cada turma. Entusiasmei-me, os alunos replicaram, fizeram perguntas, falámos de viagens, do que é isso de fotografar para além de carregar num botão de uma máquina. Mostrei-lhes as influências maiores que tive nos meses antes de apanhar o avião para Delhi e o comboio para Benares. Gianfranco Rosi, Michael Ackerman, Antoine D’Agata, Vivian Maier. Por razões diferentes, cada um, e apenas o percebi depois de regressar a Lisboa com as fotografias tiradas.
Hoje, durante a tarde, os photobooks serão apresentados em público e vou lá estar, de lágrimas nos olhos, a ver como cada uma daquelas pessoas conseguiu ver mais além do que eu vi na Índia.
0 Comments