Liberdade para Leporello!

April 5, 2016 blog, podcasts 1 Comment

Em Setembro de 2015, a Fundação Calouste Gulbenkian encomendou-me um podcast sobre o projecto “Ópera na Prisão”, a encenação do D. Giovanni de Mozart no Estabelecimento Prisional de Leiria (EPL), prisão-escola para reclusos com idades entre os 16 e os 24 anos.

Sabia que o projecto estava a ter um sucesso imenso, sob grande foco mediático, reportagens de televisão e rádio, notícias nos jornais. A proposta do Serviço de Música da FCG era que contasse a história em cinco episódios separados, a apresentar semanalmente, de preferência com não mais de cinco minutos de duração. Aceitei o desafio com entusiasmo. Propus-me passear através dos participantes, reclusos, familiares, guardas, professores de música.

Deram-me generosamente uma semana para realizar o trabalho, acompanhando os últimos dias intensivos de ensaios antes da grande apresentação pública às famílias dos reclusos. Durante estes dias entrei num mundo que desconhecia, tentando perceber o mais depressa possível as relações existentes entre os reclusos, os guardas prisionais e a direcção do EPL.

Foi uma gestão nem sempre fácil, uma corrida contra o tempo procurando integrar-me, ganhar confiança, saber e querendo conhecer os mundos de cada uma das pessoas. Uma semana é nada. Há penas de 8 anos a serem cumpridas. Mas foi tanto. Trouxe amizades e saudade e uma vontade imensa que projectos como a “Ópera na Prisão” se tornem ferramentas óbvias e unânimes num lugar que se pretende que seja de integração e não de punição.

 

Episódio 1
uma pessoa nasce e é registada com um nome

abertura de celas, contagem, chamada, formatura. a rotina de um preso obriga-o ao confronto diário com a transformação burocrática da sua identidade.

 

Episódio 2
é a pior sensação que uma pessoa pode ter

três personagens de uma ópera, o guarda prisional, o maestro e o preso. diálogo entre a preocupação, a esperança e a redenção.

 

Episódio 3
se eu soubesse o que era isto

abertura de celas, contagem, chamada, formatura. a rotina de um guarda obriga-o ao confronto diário com a transformação teórica da sua condição de homem livre.

 

Episódio 4
tu, mañana, puedes estar en una celda y yo en outra celda

mão esquerda, mão direita, ferro e veludo. o ecossistema prisional vive num equilíbrio delicado entre autoridade, desafio e as expectativas pré-concebidas da sociedade.

 

Episódio 5
uma mãe o que é que não faz por um filho?

autocarro, comboio, táxi, horas de caminho e um dia de trabalho para uma hora e meia de visita. saudade, angústia e recordação de tristeza.

 

 

“Liberdade para Leporello!” é um audio-documentário sobre o projecto “Ópera na Prisão D. Giovanni 1003, Leporello 2015” – a encenação da ópera de Mozart com a participação de reclusos do Estabelecimento Prisional de Leiria, desenvolvido pela Sociedade Artística Musical dos Pousos, no âmbito do Programa PARTIS – Práticas Artísticas para a Inclusão Social da Fundação Calouste Gulbenkian.
“Liberdade para Leporello!” é o primeiro de quatro audio-documentários de uma série de quatro podcasts encomendados pelo Serviço de Música da Fundação Calouste Gulbenkian, realizados em parceria com o colectivo Terra do Som e com a Antena 2.